EDUCAÇÃO

Pinocchio: 45 anos de pioneirismo formando gerações em Manaus

A instituição celebra seu aniversário destacando sua história, diferenciais e programação especial

acritica.com
26/04/2025 às 18:16.
Atualizado em 26/04/2025 às 18:16

A equipe é estruturada e comprometida em fazer com as crianças se sintam seguras e pertencentes ao ambiente escolar (Foto: Divulgação)

Manaus celebra o 45º aniversário de um marco na educação infantil amazonense: o Pinocchio Centro Educacional. Fundado com a visão de oferecer um aprendizado diferenciado, o Pinocchio não apenas acolheu mais de 4 mil crianças ao longo de sua história, mas também se consolidou como um celeiro de ideias inovadoras e um lar para gerações de famílias e educadores.

Desde sua gênese, o Pinocchio se destacou por sua ousadia e vanguarda. Foi a primeira escola em Manaus a introduzir a ludoteca como um espaço dedicado ao aprendizado através do brincar, um centro de formação continuada para professores, e uma proposta pedagógica inovadora conhecida como “escola sem muros”, que integrava o aprendizado ao ambiente e à experiência. Além disso, o pioneirismo também se manifestou em sua infraestrutura, concebida integralmente para atender às necessidades específicas da educação infantil.

A longevidade do Pinocchio é marcada por um fenômeno especial: a fidelização de gerações. É comum encontrar pais que, outrora, foram alunos da escola, confiando agora a formação de seus próprios filhos à mesma instituição que marcou sua infância. Essa tradição familiar atesta a qualidade e o carinho que permeiam o ambiente escolar.

Entre os seus diferenciais, o Pinocchio oferece educação bilíngue, horário integral, e um robusto projeto ambiental, demonstrando uma preocupação com o desenvolvimento de seus alunos como um todo. A excelência do trabalho desenvolvido no Pinocchio ecoou e frutificou, sendo o berço de outra instituição de renome na cidade: o Colégio Martha Falcão. Ao longo de sua trajetória, o Pinocchio contribuiu significativamente para a formação de cidadãos que hoje atuam em diversas áreas, como advocacia, medicina, pesquisa, política, educação e artes.

O Pinocchio também se consagrou como uma “escola para professores”. Em uma época em que a formação superior não era um requisito obrigatório para a atuação docente, a gestora da época, Nelly Falcão, através das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), desempenhou um papel crucial na profissionalização de muitos educadores, quando a Faculdade Martha Falcão ainda integrava o grupo, tendo sido passada, posteriormente, para outra instituição de ensino.

A identidade pedagógica do Pinocchio se fortalece com a produção de material didático próprio, alinhado à sua filosofia educacional. Além disso, a escola incentiva a criatividade e a expressão dos pequenos através do projeto “Pequeno Autor”, estimulando a produção escrita desde a infância.

Para celebrar seus 45 anos de história, o Pinocchio Centro Educacional preparou uma programação especial. No dia 28 de abril, data oficial do aniversário, haverá uma missa em ação de graças e um momento de parabéns com a comunidade escolar. As comemorações culminarão em outubro, no Teatro Manauara, com a apresentação da peça “Pinocchio e os ensinamentos da floresta”, uma experiência imersiva intitulada “Pinocchio - a jornada do herói de madeira”, e o lançamento da revista “Pinocchio Centro Educacional - 45 anos de história”.

A diretora da escola, professora Nelly Falcão, expressa sua visão sobre a trajetória da instituição: “O Pinocchio Centro Educacional nasceu com o objetivo de oferecer uma educação diferenciada para as crianças, com um espaço onde eles pudessem se autoconstruir, superar-se, descobrir brincando, observando e experimentando, para se tornarem ‘meninos e meninas de verdade’, como na fábula do boneco de madeira.” Ela ressalta a importância da educação infantil como a base para o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional, e celebra o fato de que seu aniversário de nascimento ocorre na mesma data de fundação da escola, no dia 28 de abril.

A pedagoga Ursula Bessa, especialista em gestão educacional e coordenadora do corpo docente do Pinocchio, detalha alguns dos diferenciais da escola, como o Clube do Livro, a educação bilíngue com aulas diárias, excursões, mostras literárias, atividades de combate ao bullying, educação financeira e ambiental, além de esportes, música, teatro e o uso de tecnologias. Ela enfatiza a centralidade do acolhimento na filosofia da escola: “Um dos grandes diferenciais de nossa escola é, sem dúvida, o acolhimento. Acreditamos que o bem- -estar da criança é o ponto de partida para qualquer processo de aprendizagem significativa. Nossa equipe é cuidadosamente estruturada e comprometida em fazer com que cada criança se sinta segura, feliz e pertencente ao ambiente escolar.”

Para a ex-aluna da instituição, Ilana Minev, falar do Pinocchio é uma lembrança de uma infância cheia de descobertas, onde o brincar andava junto com o aprender. A escola despertava curiosidade, criatividade e afeto de um jeito único. “Guardo com carinho as memórias do Clube do Livro do Gepeto, onde nasceu meu amor por livros, e as aulas da professora Martha Falcão, que já falava sobre sustentabilidade na Amazônia antes do tema ganhar o mundo”, disse.

Ilana também recorda-se das gincanas com nomes de frutas regionais, como Araçá Boi e Buriti, que plantaram nela o sentimento de pertencimento à terra. “Foi entre brincadeiras e conversas que minha conexão com a Amazônia se fortaleceu de forma leve e natural. E é bonito ver que amizades criadas ainda no maternal seguem vivas até hoje, prova que os vínculos desta fase são para toda a vida”, declara.

A coordenadora do Pinocchio, Marta Lira, destaca que a palavra neste momento de celebração é gratidão. “Fazer parte da história da Instituição a 45 anos é uma honra, pois aqui, iniciei como professora, assumindo a coordenação no ano de 1987. Esta casa de educação tem me oportunizado a boa formação profissional, o respeito e reconhecimento. Sua missão de formar o homem integral também faz parte da minha vida como mãe, pois esta casa acolheu meus filhos, que hoje são cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios”, afirmou. 

O advogado e escritor Júlio Antonio Lopes, pai de ex-alunos do Pinocchio, compartilha sua experiência: “Três de meus quatro filhos fizeram o ensino infantil no Pinocchio e, mais adiante, foram alunos do colégio Martha Falcão... Essa feliz circunstância, aliada ao amor e aos valores que cultivamos em nosso lar, foram fundamentais para que eles crescessem e se tornassem não apenas indivíduos preparados para o mercado de trabalho, mas também e principalmente para que fossem forjados com generosas doses de sensibilidade, de conhecimento, de humanismo e de princípios éticos”.

Graça Cardoso, coordenadora pedagógica da Creche Zezé Pio de Souza e uma das educadoras fundadoras do Pinocchio, expressa sua gratidão: “Quero felicitar a escola Pinocchio Centro Educacional pelos seus 45 anos dedicados ao amor pela Educação. Fico muito feliz em ser uma das professoras fundadoras dessa maravilhosa escola, onde pude crescer como profissional. Minha gratidão a essa instituição de excelência que acolhe as crianças, as famílias e funcionários com carinho e respeito. Que Deus continue abençoando esse lugar de amor e conhecimentos onde iniciei minha trajetória”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por