A festa aconteceu no curral Zeca Xibelão, na ilha tupinambarana, com um elenco técnico e artístico formado por cerca de 700 pessoas. Os ingressos esgotaram 10 horas antes da apresentação
Itens oficiais do Boi Caprichoso agitaram o público na celebração (Michel Amazonas/Divulgação)
Com o curral Zeca Xibelão completamente lotado, o Boi Caprichoso empolgou e emocionou a nação azul no lançamento do álbum "É Tempo de Retomada". O show azul e branco celebra as melhores toadas do Festival 2025 e presenteia o torcedor com uma pequena mostra do espetáculo que será apresentado no Bumbódromo.
Foi um dia de festa, iniciado pela manhã com passagem de som, seguido do hasteamento do pavilhão azul à tarde, e encerrado com o espetáculo, que reuniu um elenco de aproximadamente 700 pessoas entre (CDC, Troup, Raça Azul, Marujada, banda, vaqueirada, etc.), produção, itens e equipes de iluminação, sonorização, logística e apoio.
Foram semanas de ensaio, preparação e organização. Um espetáculo que envolveu todos os setores do bumbá. O presidente Rossy Amoedo fez questão de agradecer o empenho e a dedicação de todos ao projeto.
O Curral Zeca Xibelão, em Parintins, foi o palco para a festa azulada
O sucesso da festa começou bem antes do início do show. Os ingressos esgotaram 10 horas antes da apresentação, demonstrando a grandiosidade do evento azul e branco, que foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do bumbá no YouTube e também pela TV A Crítica, sendo um dos assuntos mais comentados na internet. O tripa do Boi Caprichoso, Alexandre Azevedo, parabenizou a organização da festa e a grande participação da nação azul e branca.
Apoteótico, o Caprichoso apresentou um show dinâmico, abrilhantado pelas performances empolgantes dos itens individuais feminino e masculino. Uma festa que extrapolou o palco e emocionou o torcedor caprichoso.
O Touro Negro também aproveitou a ocasião para celebrar o Dia dos Povos Indígenas
O Caprichoso é um boi de lutas e escolheu fazer a festa no dia 19 de abril, quando se celebra o Dia dos Povos Originários, num ato de reconhecimento e homenagem aos verdadeiros donos desta terra.
Durante a programação, vários momentos fizeram alusão à data, como nas apresentações da cunhã-poranga Marciele Albuquerque e do pajé Erick Beltrão.
A luta dos povos ancestrais também é uma luta do Boi Caprichoso. O tema é amplamente discutido em diversas ações do bumbá, bem como na arena do Bumbódromo.
Autoridades políticas estiveram presentes no evento, como o vice-governador do estado, Tadeu de Souza; a deputada estadual Mayra Dias; o prefeito de Parintins, Mateus Assayag; o ex-prefeito Bi Garcia; o secretário executivo de Cultura do estado, Luiz Carlos Bonates; além de ex-presidentes do bumbá.
A festa de lançamento do álbum foi apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Amazonas e Boi Caprichoso, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Coca-Cola Brasil, Mercado Livre, Esportes da Sorte, Brahma, Bradesco, Assaí Atacadista, Eneva, Azul Linhas Aéreas, Natura, Bemol, Gree, VIVO e Samel.
Também apoiam o evento a MANÁ Produções, Info Store, Prefeitura Municipal de Parintins, Amazonastur e a emissora oficial do Festival, A Crítica, além da Rádio FM O Dia. O projeto Boi Caprichoso – É Tempo de Retomada conta com fomento da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, do Governo Federal.