Os outros agentes públicos também estão respondendo judicialmente por omissão
(Foto: Reprodução)
O guarda municipal Francisco das Chagas Eugênio de Araújo foi preso na manhã deste sábado (26), após ter a prisão preventiva foi decretada pela juíza Patrícia Macedo de Campos, no plantão judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
O guarda municipal é investigado pelo crime de tortura após ser filmado por colegas, agredindo um homem em suposta situação de rua. Os outros agentes públicos também estão respondendo judicialmente por omissão.
A imagem foi registradas no dia 24 de abril, última quinta-feira, mostram Francisco espancando a vítima com golpes de cacetete em várias partes do corpo, inclusive na cabeça. No vídeo, outros seis guardas municipais aparecem assistindo às agressões sem tomar qualquer atitude para impedir o crime.
Após a repercussão do caso, o secretário municipal de Segurança Pública, Alberto de Siqueira Neto, apresentou Francisco à delegacia para prestar esclarecimentos. Tanto ele quanto os demais servidores envolvidos foram afastados de suas funções e podem ser expulsos da Guarda Municipal de Manaus.