LEGADO

Dom Leonardo lamenta morte de Francisco e relembra preocupação com a Amazônia

Papa morreu na manhã desta segunda-feira, um dia após a Páscoa e durante as festividades do Jubileu católico

Lucas dos Santos
21/04/2025 às 11:26.
Atualizado em 21/04/2025 às 11:26

Em coletiva de imprensa, o cardeal afirmou que o primeiro sentimento sobre o pontificado de Francisco é de gratidão por ele ter devolvido “fundamentos necessários para nossa Igreja” (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

“Uma das primeiras convocações que ele nos fez foi à misericórdia. O ano da misericórdia, recordando que o mistério do amor está envolvido pela misericórdia. A misericórdia não é apenas o perdão, é o acolhimento dos pobres. Aquele texto de Mateus em que diz os nus, os sem casa, os doentes, os presos, os com fome, os com sede. Essa misericórdia que ele conseguiu fazer com que percebêssemos que nós, como Igreja, deveríamos ter uma presença”, disse.

Além da humildade, o pontificado do Papa Francisco se destacou pela defesa da natureza, da “casa comum” de todos, como deixado claro por ele na carta encíclica Laudato Si – Louvado Seja, em português – lançada em 2015, meses antes da COP-21 em Paris, na qual Dom Leonardo esteve presente junto à delegação da Santa Sé.

“Em todas as falas se mencionava Laudato Si. Quer dizer, a Igreja toda que despertou para essa grandeza da necessidade de cuidarmos da Mãe Terra, ou da Irmã Terra. E nós somos tão profundamente agradecidos, porque Papa Francisco tinha um carinho tão grande pela Amazônia, pelo pulmão da Terra, mas especialmente pelos seus povos, nós, e os povos originários. Cada vez que encontrava com ele, ele sempre perguntava: e a nossa Amazônia, como vai? A querida Amazônia, como está”, relembra o cardeal.

Presente na coletiva, o bispo auxiliar Dom Zenildo Lima destacou que a Igreja Católica, com Francisco à frente nos últimos anos, foi conduzida a se reaproximar das populações empobrecidas e descartadas. O pontífice precedeu a todos em “atitudes, posturas e até procedimentos canônicos”.

“Ele nos precedeu como peregrinos nesta sensibilidade, como ressaltou Dom Leonardo, à casa comum e escancarou as portas da Igreja, como queria São João Paulo III, para que o amor de Cristo alcançasse todos os homens e mulheres. Ele nos precedeu como peregrino da esperança no Jubileu apenas convocado e que estamos vivenciando. Ele sempre nos precede em todas as experiências de sua peregrinação no mundo, da sua acolhida de populações mais fragilizadas. Agora, o Papa nos precede no céu”, disse.

Ao lado de Dom Leonardo, o bispo auxiliar Dom Zenildo Lima. Foto: Jeiza Russo

Durante seu pontificado, o Papa Francisco – nascido Jorge Mario Bergoglio – se destacou por grandes mudanças na Igreja Católica, principalmente no acolhimento a refugiados e pessoas homoafetivas, as quais deveriam ser acolhidas, não sumariamente condenadas. Dom Leonardo avaliou que essas expressões de misericórdia não dever esquecidas.

“A Igreja não é feita para retroceder. Haverá de vir alguém com um modo próprio, um jeito próprio, mas que vai ser para a Igreja um sinal. Eu ainda vivi no tempo de Pio XII, um grande homem. Depois João XXIII, um homem admirável. Depois veio Paulo VI, um homem extraordinário. Depois aquele breve pontificado de 33 dias de João Paulo I, depois João Paulo II, aquele homem que foi pelo mundo inteiro missionário. Depois veio Bento XVI, depois veio Francisco. Cada um do seu jeito foi conduzindo, com críticas aqui e ali, mas todos eles marcaram profundamente a Igreja”, disse.

Francisco também se destacou pela sua postura diante das mulheres. O arcebispo manauara lembra que o Papa escolheu uma religiosa para ser a prefeita do Vaticano pela primeira vez: Irmã Simona Brambilla, que foi superiora geral das Missionárias da Consolata e escolhida por Francisco para ser prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Foi também em seu pontificado que, pela primeira vez, foi nomeado um cardeal para a Amazônia, sendo o primeiro de todos justamente o arcebispo Dom Leonardo Steiner em 2022.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por