Sim e Não

Braga sinaliza frente ampla em 2026

“Nossa ideologia não é nem esquerda, nem direita. É ser a favor do homem e da mulher amazonense”, afirmou

André Alves
26/04/2025 às 08:58.
Atualizado em 26/04/2025 às 08:58

(Foto: Reprodução Instagram)

Ao lançar o movimento “Amazonas Forte de Novo” nesta sexta-feira (25), o senador Eduardo Braga (MDB) deu o tom do projeto que está sendo costurado  para 2026: “Nossa ideologia não é nem esquerda, nem direita. É ser a favor do homem e da mulher amazonense”, afirmou, em discurso que soou mais estratégico do que programático. A fala sinaliza a amplitude do arco de alianças que Braga pretende construir ao lado do senador Omar Aziz (PSD) e do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Pragmatismo  - A ideia de Braga, Omar e David é construir uma frente pragmática, voltada à retomada do protagonismo político no estado - e à disputa majoritária que se avizinha. O movimento é um embrião da próxima campanha.

Epopeia  -  De fato, o evento de ontem, encabeçado pelo trio, reuniu gente de todos os espectros da política, com a presença de representantes de todos os municípios do estado. Um telão foi montado na área externa do Clube da OAB/AM, para reduzir a quantidade de pessoas que se acotovelavam dentro do auditório.

Na direção  -  Braga, Omar, David e o vice-prefeito Renato Júnior foram tratados como celebridadeno evento. Eles chegaram juntos ao local, no mesmo carro. Braga estava dirigindo.

Destaque  -  Chamou a atenção, no encontro, além da base de apoio de Wilson Lima (União), a presença do vereador José Ricardo (PT); de Belarmino Lins, ex-deputado estadual; Anderson Souza, ex-prefeito de Rio Preto da Eva (União); e Anoar Samad, exsecretário de Saúde de Wilson.

Futuro  -  Ao gravar vídeo no evento, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos) chamou Omar Aziz de “futuro governador do Amazonas”. 

Certeiro  -  Questionado se nunca pensou em ser candidato à Presidência da República, depois de ocupar quase todos os postos do universo da política, o senador Eduardo Braga foi lacônico: “Árvore não vota”. A resposta, em tom bem-humorado, foi dada durante conversa no A Crítica PodCast, que está disponível no YouTube do Portal A Crítica.

Posse  -  A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, tomou posse, em Brasília, como membro da nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), eleita para o biênio 2025-2026. 

Influência  -  A nova presidente é Tânia Mara Coelho, secretária de Saúde do Ceará. Nayara Maksoud considera que a presença dela na entidade reforça a presença e voz da região Norte na nova gestão e na mesa de decisões.

Fantasmas  -  O Ministério Público do Amazonas abriu procedimento para apurar denúncias de irregularidades na Prefeitura de Nova Olinda do Norte. Entre os problemas identificados estão casos de servidores que recebem sem trabalhar, acúmulo indevido de cargos e falhas graves no controle de frequência.

Levantamento  -  Para enfrentar as falhas na gestão de pessoal, o MP recomendou à prefeita Araci Melo (MDB) a adoção de medidas urgentes. A principal delas: um recadastramento completo dos servidores municipais em até 90 dias.

Exigência  -  Tânia Madela também exigiu a implantação de um sistema de ponto eletrônico e a criação de uma comissão para apurar possíveis acúmulos de cargos ilegais. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por