Já experimentou uma arepa venezuelana?

Quando um venezuelano quer matar saudade de seu lar e seus costumes, prepara uma arepa bem gostosa, dessas que tem sabor a família.

Dulce Rodriguez
Dulce Rodriguez
21/09/2021 às 20:36.
Atualizado em 24/03/2022 às 21:46

A arepa é para os venezuelanos como a tapioca para os Amazonenses, indispensável no dia a dia. Nós podemos comer no café da manhã, lanche ou jantar, recheada com diversos ingredientes.

A arepa é feita com milho moído ou com farinha de milho pré-cozido, água e sal e o segredo está na amassada para que não fique com grumos. É um dos pratos tradicionais e emblemáticos da Venezuela e Colômbia desde a época dos indígenas, antes da chegada dos espanhóis, quando as duas nações eram um só país chamada Gran Colombia.

A palavra arepa tem origem no termo “erepa”, que significa broa de milho em línguas indígenas da Colômbia e Venezuela. Mas não é qualquer farinha de milho que pode ser usada no preparo. Nós venezuelanos preferimos a nossa “Harina PAN” (farinha), um alimento que é orgulho nacional por sua qualidade e sabor.  Em Manaus um quilo custa entre R$ 12 e R$ 15. 

A arepa tem formato redondo, tipo uma panqueca pequena, embora mais grosa. Tem diversas maneiras de se preparar, podendo ser frita, assada, cozida no vapor, grelhada e até fervida. 

Geralmente são tão recheadas que parecem um prato principal. Acredito que o mais bonito da arepa venezuelana é que ela tem a boca aberta, dá para ver todo o recheio. Muito gostosa!

Embaixadora

Quando os venezuelana migramos para Manaus trouxemos nossa culinária e a arepa chegou junto, é claro. Agora ela está ganhando popularidade. 

Graças aos venezuelanos, em algumas cidades do Brasil e do mundo já conhecem a rainha pepiada (que tem abacate, maionese e frango desfiado entre os ingredientes). O nome foi dado fazendo honra à nossa primeira "Miss Mundo", a Susana Duijm, que ganhou o concurso em 1955.

Também estão “pelo mundo” a pelúa (com carne desfiada e banana frito), catira (com frango), dominó (feijão preto e queijo branco ralado), Pabellón (banana, carne esmechada, feijão negro e queijo branco). Enfim, os nomes dependem do recheio.

Com a migração, a parte boa, é que a nossa comida teve a oportunidade de se internacionalizar. Tem arepas em muitas cidades do mundo: Nova York, Miami, Buenos Aires, Santiago do Chile, Toronto, Sidney, Madrid e muitas outras.

Saudades

Na Venezuela era super comum sair da "rumba" ou balada e na madrugada, antes de voltar para casa, passar numa "arepera" (local que vende arepas) e comer com uma xicara de café.

Quando um venezuelano quer matar saudade de seu lar e seus costumes se prepara uma arepa bem gostosa, dessas que tem sabor a família.

Ela ficou tão famosa que recentemente, o 12 de setembro foi comemorado o Dia Mundial da arepa.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por