Durante a cerimônia, o presidente destacou que um dos principais objetivos de sua nova gestão será implementar o uso adequado da Inteligência Artificial (IA) na OAB-AM
Jean Cleuter foi reeleito em novembro para o comando da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas (Foto: Junio Matos)
O advogado Jean Cleuter tomou posse nesta quarta-feira (1º) após ser reeleito em novembro para o comando da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas (OAB-AM). O mandato para o triênio 2025-2027 é o segundo de Cleuter, que já esteve à frente da instituição no período de 2022 a 2024.
Durante a cerimônia, o presidente destacou que um dos principais objetivos de sua nova gestão será implementar o uso adequado da Inteligência Artificial (IA) na OAB-AM.
Uma das maneiras de promover o uso positivo da nova tecnologia é por meio de capacitações de advogados, segundo ele. “Nós vamos treinar. Nós vamos disponibilizar cursos na ESA para que o advogado possa utilizar essa tecnologia”.
Durante seu discurso, Cleuter ressaltou que sua gestão anterior foi marcada por conquistas voltadas ao bem estar dos advogados e na garantia de direitos das mulheres. “Nós fizemos a primeira sala da mulher advogada, onde ela pode trabalhar com filho, amamentando. Nós fizemos a Expo Mulher”, afirmou.
O presidente da instituição também destacou que a OAB-AM ampliou sua zona de atuação, como forma de atender mais advogados em áreas diferentes de Manaus e do interior. “Nós descentralizamos a OAB. Nós estamos hoje em 45 municípios do estado do Amazonas. Nós descentralizamos a OAB na capital, nós estamos na zona leste, na zona norte”.
Vice-presidente eleita, a advogada Denize Aufiero destacou que continuará atuando de maneira firme na garantia dos direitos das mulheres. “A OAB tem um grande direito paritário entre homens e mulheres, e essa construção faz com que nós possamos fazer vários projetos dentro da OAB. Trabalhando juntos, homens e mulheres”, disse.
Além do presidente e sua vice, a diretoria da OAB-AM para este novo triênio será composta por Omara Oliveira de Gusmão como secretária-geral; Sérgio Ricardo Mota Cruz como diretor tesoureiro; e Alice de Aquino Siqueira e Silva como nova secretária-geral adjunta.
Na Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM), a presidência será da advogada Ida Márcia Benayon de Carvalho. Já Ricardo da Cunha Costa será vice-presidente. Sônia D'Arc Oliveira Barros de Carvalho assume como secretária-geral; Jurema Dias de Lima Missioneiro dos Santos como secretária-geral adjunta e Márcio Greyk José de Paula Raposo como diretor tesoureiro.
A presidente da Caixa, Ida Márcia, afirmou que o papel CAAAM é dar suporte a todos os advogados.