Falando em oportunidade de voltar ao governo, lançamento do movimento Amazonas Mais Forte serviu como pontapé inicial para a pré-campanha do senador
Omar Aziz lançou sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas nesta sexta-feira (Foto: Paulo Bindá)
Os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ao lado de dezenas de aliados, lançaram nesta sexta-feira (25) o movimento Amazonas Forte de Novo, que formalmente tem como fim a união de líderes de diversos partidos e ideologias em prol do estado. Agora oficial pré-candidato ao governo estadual em 2026, Aziz afirmou que “nós vamos voltar com uma experiência muito maior”.
Com a presença de dezenas de políticos do interior e da capital no evento, Omar Aziz afirmou que precisa ter a oportunidade “de governar de novo esse estado, com a ajuda do Eduardo Braga no Senado Federal. Preciso demais, não dá para separar. Aquilo que nasceu para ficar junto”. Tratado como anfitrião pelo senador pessedista, o prefeito David Almeida afirmou que Braga e Aziz são dois dos maiores senadores da República e agradeceu o apoio de ambos e de outras lideranças por apoiarem sua reeleição em 2024, vencendo “todas as forças contrárias, municipais, estaduais e federais”.
O senador Eduardo Braga, cuja equipe foi responsável por convidar as lideranças para o evento, disse que chegou à conclusão junto de Omar, David e as bancadas federal e local de que “estava precisando um chamamento” em nome do estado, afirmando que “nosso partido de verdade é o Amazonas”.
Senador Eduardo Braga, um dos apoiadores da pré-candidatura de Omar Aziz ao Governo do Amazonas
O senador ainda falou contra a demarcação de terras, em referência aos territórios indígenas, “sem que o nosso povo seja ouvido e nos proíbem de tudo”, apesar de haver líderes indígenas presentes na plateia do evento. O parlamentar pediu novamente pela união das lideranças, afirmando que era assim que pensavam Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes.
Os três protagonistas do evento – Omar, Eduardo e David – fizeram questão de elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na ocasião, indicando que deverão continuar ao lado do chefe do Executivo em sua futura candidatura à reeleição. Braga disse que se não fosse pelo apoio do presidente, a Zona Franca de Manaus (ZFM) não teria sido preservada na reforma tributária, fato que também foi destacado por David Almeida.
O evento, inclusive, contou com a presença de líderes petistas como os presidentes municipal e estadual da sigla, o sindicalista Valdemir Santana e o deputado estadual Sinésio Campos, além do vereador Zé Ricardo e do diretor de governança fundiária João Pedro, segundo suplente de Omar Aziz no Senado.
Para A CRÍTICA, João Pedro afirmou que o lançamento do Movimento Amazonas Forte de Novo “é começo de um processo político legítimo e importante” para o Amazonas, fazendo questão de dizer: “o lugar do PT é aqui”.
O vereador Zé Ricardo, porém, disse que o partido ainda não fechou questão sobre as eleições do ano que vem e no momento está concentrado em sua própria eleição interna para as presidências dos diretórios estaduais e nacional.
O lançamento da pré-candidatura também contou com a presença de parlamentares que são base aliada do governador Wilson Lima, como os deputados estaduais Joana Darc (União), Thiago Abrahim (União) e Rozenha (PMB), além do vereador Aldenor Lima (União).
Questionado se não haveria divergência com o governador por sua presença em um evento apoiado por Omar, Rozenha afirmou para reportagem que possui uma relação de 25 anos com o senador e que ele “é um amigo, um parceiro” e que não poderia não o prestigiar.