oficial pré-candidato

Omar Aziz: ‘nós vamos voltar com uma experiência muito maior’

Falando em oportunidade de voltar ao governo, lançamento do movimento Amazonas Mais Forte serviu como pontapé inicial para a pré-campanha do senador

Lucas dos Santos
25/04/2025 às 14:49.
Atualizado em 25/04/2025 às 20:36

Omar Aziz lançou sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas nesta sexta-feira (Foto: Paulo Bindá)

Os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ao lado de dezenas de aliados, lançaram nesta sexta-feira (25) o movimento Amazonas Forte de Novo, que formalmente tem como fim a união de líderes de diversos partidos e ideologias em prol do estado. Agora oficial pré-candidato ao governo estadual em 2026, Aziz afirmou que “nós vamos voltar com uma experiência muito maior”.

“O Amazonas Forte de Novo é a retomada de muita coisa que o Eduardo criou e eu dei continuidade quando cheguei no governo, fiz novos programas. É retomada de fazer casa no estado todo, é retomada de cuidar do deficiente, é retomada de enfrentar a insegurança não levando flores para bandido, é enfrentar bandido como deve ser enfrentado. É dessa forma que nós vamos voltar, mas nós vamos voltar com uma experiência muito maior. Vamos voltar com uma capilaridade dentro do Congresso Nacional e do governo muito grande”, disse.

Com a presença de dezenas de políticos do interior e da capital no evento, Omar Aziz afirmou que precisa ter a oportunidade “de governar de novo esse estado, com a ajuda do Eduardo Braga no Senado Federal. Preciso demais, não dá para separar. Aquilo que nasceu para ficar junto”. Tratado como anfitrião pelo senador pessedista, o prefeito David Almeida afirmou que Braga e Aziz são dois dos maiores senadores da República e agradeceu o apoio de ambos e de outras lideranças por apoiarem sua reeleição em 2024, vencendo “todas as forças contrárias, municipais, estaduais e federais”.

“Isso mostra que a união desse grupo é para o bem do estado do Amazonas, é para que nós possamos ter mais casas construídas no interior, é para que a gente possa trabalhar com a agricultura, com a produção rural, com a educação, a saúde, a segurança. É o resgate da dignidade do povo do Estado do Amazonas. Eu me uno a esse movimento juntamente com os senhores para que nós possamos trabalhar e melhorar a vida de todas as pessoas do estado do Amazonas”, disse David.

O senador Eduardo Braga, cuja equipe foi responsável por convidar as lideranças para o evento, disse que chegou à conclusão junto de Omar, David e as bancadas federal e local de que “estava precisando um chamamento” em nome do estado, afirmando que “nosso partido de verdade é o Amazonas”.

“A nossa ideologia não é ser de esquerda, não é ser de direita, é ser a favor do homem e da mulher amazonense. Chega de nós cuidarmos de uma floresta, termos uma riqueza que Deus nos deu, viver em cima da riqueza e ser pobre, não ter direito a explorar essa riqueza. Chega de quererem nos manter isolados, sem direito à BR-319. Chega de termos petróleo no Amazonas e quererem nos proibir para servir os interesses sabe lá de quem, menos de quem vive aqui”, disse Braga.

Senador Eduardo Braga, um dos apoiadores da pré-candidatura de Omar Aziz ao Governo do Amazonas

O senador ainda falou contra a demarcação de terras, em referência aos territórios indígenas, “sem que o nosso povo seja ouvido e nos proíbem de tudo”, apesar de haver líderes indígenas presentes na plateia do evento. O parlamentar pediu novamente pela união das lideranças, afirmando que era assim que pensavam Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes.

Lula e PT

Os três protagonistas do evento – Omar, Eduardo e David – fizeram questão de elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na ocasião, indicando que deverão continuar ao lado do chefe do Executivo em sua futura candidatura à reeleição. Braga disse que se não fosse pelo apoio do presidente, a Zona Franca de Manaus (ZFM) não teria sido preservada na reforma tributária, fato que também foi destacado por David Almeida.

O evento, inclusive, contou com a presença de líderes petistas como os presidentes municipal e estadual da sigla, o sindicalista Valdemir Santana e o deputado estadual Sinésio Campos, além do vereador Zé Ricardo e do diretor de governança fundiária João Pedro, segundo suplente de Omar Aziz no Senado.

Para A CRÍTICA, João Pedro afirmou que o lançamento do Movimento Amazonas Forte de Novo “é começo de um processo político legítimo e importante” para o Amazonas, fazendo questão de dizer: “o lugar do PT é aqui”.

“É base do nosso governo, do nosso projeto. Esse aqui é um movimento contra Bolsonaro, contra o bolsonarismo. Então, é importante que essa manifestação vá além da pré-candidatura, vá no sentido de construir um projeto de inclusão, de progresso, mas comprometido com a democracia, com as liberdades democráticas. E o PT está aqui com muita tranquilidade”, disse.

O vereador Zé Ricardo, porém, disse que o partido ainda não fechou questão sobre as eleições do ano que vem e no momento está concentrado em sua própria eleição interna para as presidências dos diretórios estaduais e nacional.

“Com certeza nós vamos lutar também, principalmente na indicação de candidato ao Senado, assim como a bancada federal e estadual. Também estou aqui porque são dois senadores que apoiam o presidente Lula. Essa é a razão de eu estar aqui, não é o caso do prefeito, que eu sou oposição ao prefeito de Manaus. Mas a gente precisa pensar no ano que vem, que a gente mantenha um governo federal que apoie o Amazonas”, ressaltou.

Aliados de Wilson presentes

O lançamento da pré-candidatura também contou com a presença de parlamentares que são base aliada do governador Wilson Lima, como os deputados estaduais Joana Darc (União), Thiago Abrahim (União) e Rozenha (PMB), além do vereador Aldenor Lima (União).

Questionado se não haveria divergência com o governador por sua presença em um evento apoiado por Omar, Rozenha afirmou para reportagem que possui uma relação de 25 anos com o senador e que ele “é um amigo, um parceiro” e que não poderia não o prestigiar.

“As relações são separadas. A minha relação com o governador Wilson é uma relação excelente, mas com o senador Omar também é excelente. Eles são meus amigos e eu não vejo nenhum tipo óbice de estar nesse evento aqui”, disse.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por