decisão da justiça

Pablo Marçal é condenado a oito anos de inelegibilidade pela segunda vez

Juiz eleitoral aceitou ação movida pelo PSB da deputada Tabata Amaral, ex-candidata ao pleito

Lucas dos Santos
27/04/2025 às 16:09.
Atualizado em 27/04/2025 às 16:09

Pablo Marçal (PRTB) foi condenado a oito anos de inelegibilidade por uso indevido dos meios de comunicação (Foto: Reprodução)

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Antonio Maria Patino Zorz, julgou parcialmente procedente uma ação de investigação eleitoral contra o coach Pablo Marçal (PRTB) e o condenou a oito anos de inelegibilidade por uso indevido dos meios de comunicação, captação e gastos ilícitos de recursos, além de abuso do poder econômico, durante a disputa pela Prefeitura de São Paulo.

A ação foi movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), da deputada federal e ex-candidata Tabata Amaral, que acusou o empresário de impulsionamento ilícito de sua candidatura nas redes sociais. Segundo a decisão de Patino Zorz, Marçal se beneficiou pela repercussão “dos referidos vídeos com oferta de pagamento” a quem fizesse cortes neles e os divulgasse, como parte de um concurso nas redes sociais.

“Em razão da existência de impulsionamento de cortes de vídeo realizada por terceiros que foi estimulada pelo próprio candidato Pablo Marçal como forma de ilícito alavancamento de visualizações de cortes de vídeos com seu conteúdo”, diz a decisão.

Além disso, Marçal foi condenado ao pagamento de multa diária de R$ 420 mil por descumprir uma medida liminar na ação eleitoral, mas o juiz rejeitou a condenação por compra de votos, a qual precisaria de participação investigatória do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Em suas redes sociais, Pablo Marçal afirmou que “essa decisão é temporária” e que reverterá a decisão em instâncias superiores. O ex-candidato já foi condenado a oito anos de inelegibilidade pelo mesmo juiz por abuso de poder político e econômico em uma ação movida pela coligação Amor por São Paulo, do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), além do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o PSB.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por