Além dos medicamentos para desparasitar o animal, também é necessário dedetizar o ambiente onde o pet vive
Antes de iniciar o tratamento do seu pet, Sabrina Cristina reforça a importância de consultar um veterinário de confiança (Divulgação)
Embora pequenas, as pulgas são responsáveis por uma série de desconfortos e problemas de saúde que afetam não somente os cães e os gatos, mas também seus tutores. Conhecidos por sua capacidade de se proliferar rapidamente e causar coceiras intensas, esses parasitas podem levar a complicações mais sérias - como alergias e infecções - e, por isso, merecem toda a sua atenção.
A boa notícia é que existem métodos eficazes e seguros para prevenir e combater a infestação de pulgas, conforme explica a médica veterinária Sabrina Cristina.
Ela conta que esses parasitas podem causar muitos problemas aos pets através da sua picada, como problemas alérgicos, causando irritação e coceira. “Essas coceiras também podem levar a infecções secundárias e causar anemia, pois a picada da pulga faz com que eles percam sangue, além da transmissão de outras doenças. Então, tratar rapidamente esse problema evita complicações mais graves e melhora a qualidade de vida do pet. Deve-se tratar o animal e controlar o ambiente para evitar infestações”, acrescentou.
Antes de iniciar o tratamento, porém, Sabrina reforça a importância de consultar um veterinário de confiança. “É fundamental avaliar com o veterinário, também, sobre a condição de saúde do animal, juntamente com exames, para verificar se as pulgas não causaram nenhum malefício à saúde dele”, concluiu.
Os medicamentos e produtos utilizados para combater as pulgas são apenas uma parte da mandala de tratamento contra esses parasitas. A veterinária sugere, ainda, a dedetização do ambiente em que o pet vive de forma mais frequente.
Fora essa dica, é essencial, também, fugir de receitas e tratamentos caseiros “milagrosos” - muitas vezes divulgados nas redes sociais. “Não existe nenhum tratamento caseiro para eliminação de pulgas, nem vacinas ou chás milagrosos. É preciso ter cuidado com o que se usa nos pets de forma errada, pois certos produtos podem causar mais malefícios à saúde dele”, encerrou.